quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

GRANDE VITÓRIA DO RIOGRANDENSE !

Terça passada de jogos pela III Recopa teve uma grande vitória e de goleada do Riograndense de Obereci (foto) por 3x0 em nosso último campeão Robin. Resultado coloca Obereci também na liderança, junto com outros três técnicos, Christian Bor, Vinicius Bueno e Rogérinho, todos com 6 pontos ganhos.
Nesta 4a. feira tivemos o prazer de rever o amigo Luis Medeiros. Grande parceiro que papou os dois últimos campeonatos de liso de seu departamento. Luis disse da sua esperança de que seja convocado para disputa do Estadual Por Equipes de Liso que será disputado em março na cidade de Caxias do Sul. "Por enquanto ainda não fui procurado" disse o técnico da Lagartense.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MARAVILHOSO EXEMPLO !

O futebol de mesa sem sombra de dúvidas para todos nós que o praticamos é uma verdadeira paixão. Quantas vezes abdicamos em finais de semana, momentos fraternos com nossa familia em troca de uma competição fora de nossa cidade, onde felizes viajamos por quilometros já pensando em qual tática utilizar, qual time usar, quem será que iremos enfrentar. Esta magia que nos encanta, nos faz voltar a ser criança novamente, de brigar pelo que querermos, pensar nas vitórias, querer vencer o adversário, mesmo sabedores que os outros são bem melhores que nós. Sempre há uma pontinha de esperança numa boa colocação, mas na viagem de volta vemos que tudo não passava de um sonho, mas sempre convictos de que na outra, tudo será diferente. Porém, tudo dentro da lisura e bom comportamento, atitudes estas que felizmente estão presentes há muito nas competições, tanto oficiais como também amistosas entre Associações co-irmãs, ao contrário de outrora, onde a rivalidade entre as associações eram bem mais afloradas. E o tempo passa, e continuamos tendo o mesmo prazer dos anos anteriores, de quando começamos a jogar este esporte que nos encanta, o prazer de mandar fazer mais um time, e outro time e por ai vai. Com o passar dos anos mais pessoas vamos conhecendo, mais amigos para enfrentar em jogos que para nós sempre são emocionantes, até mesmo um simples amistoso. O tempo muitas vezes nos coloca obstáculos para praticarmos nosso grande prazer que é o de jogar um botão, não somos mais os mesmos quando iniciamos, nossas mãos já não obedecem a mira antes aguçada, agora mais vacilante, os cinquenta minutos de pé parecem horas e horas, não pelo jogo, mas pelo cansaço que já se faz bater. Mas, o simples fato de estar jogando, mesmo que não como um dia já jogamos e, com o prazer de estar sempre presentes no ambiente junto com nossos amigos, é uma injeção de ânimo e nos faz resistir aos efeitos que a idade já nos impõe. Por isto, quando vemos este amigo, sempre ao nosso lado, rindo, jogando, sempre disposto, na plenitude de seus mais de oitenta anos, nos emocionamos, e fico feliz e agradeço a Deus por fazer parte de seu círculo de amigos dentro de nossa associação. Parabéns Almiro, tu és uma pessoa iluminada, admirada, um botonista de fé, um camarada querido entre todos, um amante do futebol de mesa e também de seus amigos que você vê toda a semana em nosso departamento. Tenha a certeza Almiro que és nosso exemplo, um maravilhoso exemplo!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FAVORITOS NÃO DESAPONTAM

Rodadas iniciais da III RECOPA destacam as vitórias em duas partidas na 3a. feira de VINICIUS (foto) , CHRISTIAN BOR e do ROGÉRINHO, que agora com 6 pontos cada lideram a competição. Vê-se que Christian Bor estreou de pé direito em sua nova casa botonística, e Vinícius como sempre se candidatando ao título. Rogério, com vitórias sobre Danilo e Gilberto, vêm por fora para uma premiação também. Agora, quem não estreou ainda foi o fera ROBIN, grande campeão da última competições oficial do ano de 2008, que é, em meu singelo entendimento, o grande favorito para levantar mais este troféu. Mas o que se diz na gíria do futebol, também se aplica no Futebol de mesa e posso errar feio: "Jogo é jogado e não se ganha por antecipação". Bem, exemplo disto está o grande título de Robin desbancando os feras CARECA (semi-final 2x1) e THIAGO LEÃO (final 1x0), onde jogava sempre apenas pela vitória.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MOVIMENTANDO O DEPARTAMENTO

O Grande parceiro Mauro encabeça a organização da III Recopa, competição realizada pela Academia Franzen para movimentar os que ficam em Porto Alegre no período de férias e são "fominhas" pelo nosso sagrado esporte. Participarão da competição o último campeão, mestre ROBIN, o Vinicius Bueno, o estreante Christian Bor e mais Obereci, Gérsão Botões, Carlos, Gilberto e Rogério, e os juniores Tatyele e Danilo. Competição terá início já nesta 5a. feira. BOA SORTE A TODOS!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

MUDANÇA DE PLANOS !

Não foi de nada boa a noticia vinda da cidade de Caxias do Sul, na qual o "mestre" Vanderlei iria começar a se dedicar na fabricação de suas excelentes mesas de liso apenas no início de março, quando de sua volta do litoral onde curte merecidas férias ao lado da esposa. E ainda, que suas duas primeiras mesas seriam para a entidade de Caxias que sediará o primeiro Estadual de Lisos Por Equipes. Ocorre que a expectativa inicial, tanto da Franzen como também do Circulo Militar, era da entrega das mesas com uma antecedência necessária para treinamento antes da competição oficial que se avizinha. Tanto a Franzen como o Circulo Militar, são entidades iniciantes na modalidade tendo então que rever suas estratégias para "aquecer" seus jogadores antes da segunda quinzena de março. Vê-se com muito carinho a busca de integrações com entidades co-irmãs para que se pratique a modalidade antes do enfrentamento oficial.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

RICARDINHO ACUNHA EM VISITA AO RGSUL

Quem nos visitou em nosso escritório neste final de tarde de 3a. feira foi o grande amigo Ricardinho Bacci Acunha. Amigo dos sete costados que conheci no Banco do Brasil, quando me acompanhou numa edição do Campeonato de AABBs na cidade de Santa Maria, isto em 1990. De lá pra cá sempre nas mesmas Associações, iniciando pela AABB, Metropolitana, GEVI e por último Grêmio.
Ricardinho agora residindo em Minas gerias, não pratica mais futebol de mesa, e por isto, para matar a saudade, compreceu no Departamento de Futebol de Mesa do Grêmio para matar a saudade fazendo amistosos. Ricardinho se queixa de que lá em Minas só é jogada a regra dos 3 toques, o que o tem afastado da "mesa".
Fica aqui um abração a este verdadeiro amigo.

domingo, 11 de janeiro de 2009

TÁ CHEIRANO TÍTULO NOVAMENTE...

GOLEADA de 3x0 neste domingo ao que tudo indica faz-nos crer um encaminhamento do TRI campeonato inglês, embora ainda haja um longo caminho ainda pela frente. Mas, pelas últimas partidas vistas, estamos no caminho certo.
Este grande clássico, além dos gramados, irá também acontacer na mesa em nosso departamento entre os técnicos Christian Bor e Breno Kreuzner, só que pelo retrospecto até agora observada as partidas entre os dois técnicos, a equipe azul tem o favoritismo, haja vista que os Reds ainda não sentiram o gostinho da vitória contra os Londrinos.

EQUIPE DE LISO COMEÇA BEM

No final do mês de dezembro a Academia Franzen debutou na modalidade liso. Convidados pelos grandes amigos de Caxias, nossa equipe viajou até a cidade de Caxias do Sul, para um enfrentamento amistoso por equipes. Infelizmente por motivos alheios á vontade dos próprios caxienses, sua equipe teve que jogar desfalcada de seus principais expoentes, como Daniel Pizzamiglio, Daniel Maciel, Salsicha, Crosa, Vanderlei, Paulo Rodrigues..etc, colocando em campo uma equipe que contava com os amigos EMERSON, MÁRIO, GOMES, CARRARO e WALTER. O integração foi jogado em ambiente amigo, sadio e fraterno, com direito no intervalo a uma confraternização de todos os participantes em restaurante próximo ao local dos jogos. Daniel Maciel impecável na organização. Vanderlei também prestigiou o evento. Pois na mesa, a Academia Franzen, que teve como técnicos, CARECA, THIAGO LEÃO, BRENO, GÉRSON OLIVEIRA e ALESSANDRO, e, em competição religiosamente igual, rodada a rodada, acabou tendo a sorte de vencer apenas por uma simples vitória. Thiago Leão e Alexandre Gomes, primeiros colocados das suas respectivas entidades, disputaram uma belíssima final onde Thiago, com gol após uma cobrança de falta dos lances na 2a. etapa, conquistou o título individual. Agora, deverá ocorrer o torneio de volta, assim que nossas mesas, encomendadas ao mestre Vanderlei, chegarem ao departamento.

sábado, 10 de janeiro de 2009

FURO DE REPORTAGEM

Não sabiamos que nosso "furo de reportagem" na matéria que fizemos do amigo Carlos Kuhn, iria ter tamanha repercussão como afinal acabou tendo na midia web. Pedimos desculpas pelo transtorno causado aos amigos.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nesta proxima 5a. feira os integrantes do departamento de futebol de mesa da Academia Franzen terão reunião para projetar este ano de 2009. Reunião deverá tratar de assuntos relativos da organização do Estadual, competição que lá será cediada neste ano, também será discutida a implantação da modalidade liso no departamento e deverá também ser discutido o estabelecimentos de projetos com o propósito de atingir uma das importantes metas do departamento deste ano que será a de se manter entre as primeiras entidades do Estado. Cabe salientar o crescimento da Academia Franzen no Ranking da FGFM, onde no biênio 2004/2005 terminou na 15a. posição, já no biênio seguinte 2006/2007 terminou na 4a. colocação do Ranking de Entidades, e atualmente, neste biênio de 2008/2009, encontra-se na 3a. colocação, com mesmo número de pontos do 2o. colocado. Depois da reunião, deverão acontecer alguns amistosos com certeza. Sugiro também um churrasco feito pelo sempre excelente Renato (Mago da Cozinha).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MULTI CAMPEÃO INTERNO ABANDONA A MODALIDADE

Maior vencedor na modalidade cavado do futebol de mesa do Grêmio, o amigo CARLOS "CASCA-GROSSA" KUHN, por sua assessoria de impressa, informou que neste ano de 2009, se dedicará, e apenas participará, de competições internas da modalidade liso, modalidade que como disse, lhe traz mais satisfação no futebol de mesa. Na realidade, a modalidade tem um encanto quase mágico de quem a pratica, onde o futebol anda solto, aberto, sempre no ataque, onde a cobertura é bem mais dificultosa, podendo ser feita sim, ao contrário de muitos, mas daí somente com muita maestria do técnico. Pois Carlos Kuhn outrora já havia tomado decisão semelhante, mas, embalado pelas conquistas constantes na modalidade irmã, e estando sempre em destaque da midia web, acabou jogando nas duas regras ao mesmo tempo durante os anos de 2005 e 2008, o que lhe trouxe algumas dificuldades, nem tanto nas competições internas, mas nas competições externas com certeza, à medida que para jogá-las simultaneamente, o técnico deve ter muito discernimento de calibrar seu chute com forças diferentes nas duas modalidades, além da tática a ser utilizada que é completamente diferente. Muitos dizem que: "Quem joga as duas, não consegue jogar bem em nenhuma". Para jogar liso e cavado ao mesmo tempo, como já mencionamos, o técnico deve ter uma consciência bem clara da força de chute que é bem diferente nas duas modalidades. Pior quando se joga no mesmo dias jogos das duas modalidades, e pior ainda, quando se joga liso antes de uma partida de cavado. Carlos Kuhn toma esta decisão, que na realidade surpreendeu a muitos no departamento de futebol de mesa do Grêmio, pois tem para si a idéia de que nesta modalidade ainda pode render muito mais e conquistar posições bem melhores em competições patrocinadas pela FGFM, do que as colocações que até agora conseguiu na modalidade cavado. Eu, particularmente, conhecendo a excelência técnica deste grande amigo meu, tenho certeza de que ele, muito antes do que ele próprio imagina, estará figurando nos fotos de premiação do site da entidade que rege nosso esporte no Estado. E quem sabe, se este editor deslanchar um dia, e a torcida dos "Reds Devils" reza que um dia seu técnico deslanche na modalidade, Carlos Kuhn edite numa final de campeonato um velho clássico contra os vermelhos do Manchester United...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

NOVA MODALIDADE PARA 2009

Pois já no final de janeiro, feitas pelo fantástico mago das mesas de liso, o mestre VANDERLEI, amigão do peito deste que vos escreve, desembarcarão duas mesas em nosso departamento o que mostra que a FRANZEN estará entrando com tudo nesta que é a modalidade glomurosa de nosso futebol de mesa, qual seja, a modalidade liso. Serão duas mesas de início, para aqueles muitos que irão disputar a modalidade dentro de nossa associação. Pelo que sabemos, Mário, Mauro, Careca, Thiago Leão dentre outros, já estão assegurados nas competições da nova modalidade. Com a aproximação do Estadual Por Equipes de Liso, que será disputado na cidade de Caxias do Sul nos dias 13 e 14 de março, esperamos que até lá nossos representantes já estejam um pouco adaptados a nova modalidade. Os caras são "feras" no cavado, vamos ver se mantém o mesmo destaque na modalidade liso. É a FRANZEN se fazendo presente em mais uma modalidade do nosso futebol de mesa.

domingo, 4 de janeiro de 2009

RETORNO DO BLOG EM 2009

Informamos aos nossos web-leitores que a partir de hoje voltaremos com o blog que desde o dia 25/11/2007, com até o momento 231 matérias, ajudou de forma modesta na divulgação deste esporte que nos apaixona que se chama FUTEBOL DE MESA.
Pois neste ano de 2009, o Manchester United jogará em outra entidade, numa hora de necessária e importante mudança de ares, em razão da soma de diversos motivos, principalmente pessoais, com elementos dos quais não vale a pena desperdiçar uma única linha sequer de justificativa.
Sei que deixamos muitos amigos, dos quais saliento o Foschiera, o Laurinho Moretto, o Carlitos Kuhn, o trio de Gravataí, o Luis Medeiros, e Pirênio e outros tantos, com os quais ainda terei o prazer de encontrar para uns amistosos e quem sabe, num confronto oficial em competições de liso que se promoverão neste ano de 2009.
A acolhida que tivemos na ACADEMIA FRANZEN, foi algo de sensacional, uma turma de botonistas que não se vê por aí, um ambiente sadio onde antes de tudo a amizade, o companheirismo, a vibração uns com os outros prevalecem, um espírito de união fraternal entre seus integrantes, sendo que não é a toa que a ACADEMIA FRANZEN é hoje a 3a. colocada no ranking da FGFM, com mesmo número de pontos que a RIOCELL, que fica na frente pelo critério da grande conquista do amigo LEANDRO JARDIM da Taça RS, disputada no último mês de novembro na cidade de Pelotas.
Assim, de casa nova, estamos aguardando do amigo Gérson Oliveira, a confecção de uma nova equipe, que será tanto para cavado como para liso, para as disputas deste ano de 2009.