quarta-feira, 30 de abril de 2008

VALE A PENA LER A MATÉRIA !

Porque Futebol de Mesa nas Escolas

Ao apresentar um projeto com essa finalidade pode-se já ver nos rostos das pessoas um ar de preocupação e preparando-se para uma saraivada de criticas. Trata-lo como se fosse uma disciplina, talvez pareça loucura, uma vez que seria uma matéria não muito ortodoxa para introduzi-la em uma escola.
A idéia básica de se levar Futebol de Mesa até as escolas reside no fato de considerarmos ele um esporte pedagógico, porque auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares. Quem não precisa, por exemplo, adquirir uma bom raciocínio para entender matérias mais complexas Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos? Sem contar ainda que o Futebol de Mesa oferece um ambiente ímpar para desenvolvermos nossa criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação, para fazer novas amizades e pode influir de forma significativa na formação do caráter dos jovens.
Enumeramos abaixo alguns dos atributos que o Futebol de Mesa pode auxiliar a desenvolver:
A atenção e a concentração;
A coordenação motora;
A emoção, a fantasia;
O julgamento;
O planejamento
A imaginação e a antecipação;
À vontade de vencer;
A paciência e o autocontrole;
O espírito de decisão
A coragem;
A lógica, o raciocínio;
A criatividade;
A inteligência;
A organização metódica.
Portanto, a idéia de levar o Futebol de Mesa até o ambiente escolar se deve ao fato do mesmo ser um aguçador da mente, funcionando como um forte suporte pedagógico às demais disciplinas curriculares.
Numa visão pratica, o Futebol de Mesa poderá responder a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do jovem.
Enfim, numa época onde o sonho confesso de uma revolução pedagógica é aquele de eliminar a barreira professor-aluno, é preciso reconhecer no Futebol de Mesa esta virtude: ele não aceita nem o respeito da idade e nem aquele da sapiência do professor. A pratica do Futebol de Mesa pode inverter a relação professor-aluno, colocando em nível de igualdade as hierarquias instituídas na sala de aula.
O Futebol de Mesa ensinado metodicamente poderá se constituir em um sistema de estimulação intelectual, capaz de aumentar o Q.I. dos jovens. O aluno poderá adquirir através da aprendizagem e prática do Futebol de Mesa, um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos.
Temos a certeza que o Futebol de Mesa despertará um grande interesse dos jovens, e eles mesmos passarão a ensinar espontaneamente, este esporte aos outros colegas.

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Breno, não que o futebol de mesa, em si, seja "a" opção para auxiliar o ensino, mas com certeza é "uma das" e uma bem atrativa. Os jogos, em geral, deveriam ser utilizados em larga escala nas escolas.

O Bola Quadrada, associação que pratica a modalidade Dadinho 9x3 em Brasília, acaba de realizar um evento muito proveitoso no Colégio Logosófico de Brasília. O primeiro de muitos, com certeza.

http://bolaquadrada.zamorim.com/?p=59

Durante as atividades, conversando com meu colega na atividade, comentava o quanto seria interessante utilizar o futebol de mesa em um projeto interdisciplinar para ensinar vetores, geometria e outros conceitos da matemática e da física. Além, claro, de todo o lado "social" do esporte. Até mesmo a interpretação de texto teria seu espaço, com o entendimento das regras do jogo.

Pouco depois, o próprio professor de Educação Física do colégio, que nos auxiliava, se chegou com comentário semelhante.

É certo que a utilização de jogos para o ensino de conceitos na prática torna o aprendizado MUITO mais interessante e eficiente. Isso já está sendo assimilado e adotado em algumas escolas. Aos pucos, mas está acontecendo. E nós podemos sempre dar mais um empurrãozinho pra acelerar o processo ;-)