terça-feira, 24 de junho de 2008

LISO POR EQUIPES ?

Neste último final de semana quando da realização da Assembléia Geral que antecedeu ao Estadual por Equipes, foi colocada a todos os presentes (9 representantes) a questão da inclusão no calendário da FGFM outra competição, qual seja, o ESTADUAL POR EQUIPES DE LISO. Dos presentes, apenas o COP, representado pelo Victor e a Riograndina, representada pelo Sílvio, foram contra a criação de tal cmpetição. Os motivos: Victor = "Lá encima os caras não dão a mínima bola para o cavado, porque então incentivarmos o liso?" Sílvio= "Eu sou o único que queria comprar mesa de liso lá na minha associação".
Em primeiro lugar, entendo que jogamos liso por que gostamos da modalidade, sendo que não nos preocupamos com o que os de lá de cima "pensam" sobre o cavado. Quanto ao motivo do amigo Sílvio entendo que não é pelo fato da Riograndina não ter ninguém interessado em jogar a modalidade que a mesma impeça as demais de competirem sadiamente numa nova competição.
Todas as demais entidades lá presentes disseram SIM á criação desta nova competição.
Porém, pelo que se pode perceber do Regimento da FGFM (abaixo reproduzido parcialmente), para mudar ou criar competições, a aprovação em Assembléia deve ser de 2/3 dos FILIADOS, logo, como são 15 entidades filiadas, serão 10 os votos A FAVOR para que um Estadual por Equipes de Liso aconteça nos próximos anos. Até lá, esperemos por uma nova Assembléia. Quem sabe em Pelotas no mês de Agosto.

Art. 19 – Compete à Assembléia Geral:
pelo voto da maioria absoluta de seus membros, dissolver a entidade;
pelo voto de 2/3 de seus filiados:
b.1) alterar no todo ou em parte o presente estatuto;
b.2) decretar a perda da qualidade de filiado, mediante regular processo administrativo, assegurado contraditório e ampla defesa;
b.3) julgar, em única instância, os recursos e reclamações interpostos pelos filiados contra as decisões do Presidente ou da Diretoria, ressalvados os casos de competência do Tribunal de Justiça Desportiva;
b.4) autorizar a alienação de bens ou valores mobiliários avaliados em mais de cinqüenta vezes o maior salário mínimo do país, bem como quaisquer operações financeiras isoladas ou sucessivas, superiores ao valor precedentemente indicado.
b.5) alterar no todo ou em parte o Regulamento de Competições Oficiais da FGFM.

pelo voto da maioria dos presentes:
c.1) eleger o Presidente, o Vice-Presidente e o Conselho Fiscal;
c.2) cominar e aplicar penas que não sejam da exclusiva alçada do Tribunal de Justiça Desportiva;
c.3) conceder títulos honoríficos àqueles que se destaquem em prol do desenvolvimento do futebol de mesa;
c.4) interpretar o presente Estatuto, resolvendo os casos porventura omissos

2 comentários:

Anônimo disse...

Breno,

Este assunto é importantíssimo. Tenho a certeza de que, com conversa e bom senso, todos entenderão que não há motivos para vetar essa competição.

Respeitamos todas as entidades e todos os amigos que não possuem interesse em jogar liso. Esperamos que a recíproca seja verdadeira.

Abraço,
Marcelo Vinhas - Academia.

Anônimo disse...

Breno
A minha negativa quanto a competição, foi nesse momento, pois no último estadual de liso tivemos 5 das 15 entidades filiadas participando, ou seja 1/3, falei que devíamos fazer uma investida na modalidade e darmos data futura a competição, eu como dirigente da ARFM fico extremamente chateado em não ter nenhum botonista participando de uma competição oficial.
Entendam que não quero de maneira nenhuma vir a prejudicar ninguém e estou aberto para discutirmos e encontramos outras soluções, mas devíamos também não descuidarmos dos cavados, o que sinceramente parece estar acontecendo.
Quem participou da reunião que separou os lisos dos cavados? por que houve a separação?
Abraço a Todos.