segunda-feira, 7 de julho de 2008

TRIBUTO A OLE GUNNAR SOLSKJAER

Ole Gunnar Solskjaer (Kristiansund, Noruega, 26 de fevereiro de 1973), foi um jogador norueguês que jogou por 11 anos no Manchester United da Inglaterra.
O percurso de Solskjaer como jogador começou na 3ª Divisão norueguesa, no Clausenegen FK, entre
1990 e 1994. Após esses quatro anos, mudou-se para o Molde FK, também da Noruega, em 1995, onde marcou 31 gols no campeonato em 42 jogos ao longo de duas temporadas, o que chamou a atenção do Manchester United. Transferiu-se para o clube por 2,3 milhões de euros em 1996 e rapidamente se adaptou, anotando 17 gols no Campeonato Inglês, numa época em que os "red devils" reconquistaram o título. Na temporada 1998/99, marcou por duas vezes quatro gols num só jogo do Campeonato Inglês, e entrou para a história do Manchester com o gol marcado já nos acréscimos em cima do Bayern Munich, na final da Liga dos Campeões da UEFA. Solskjaer continuou a atingir feitos notáveis e conquistou o campeonato inglês nos anos de 2001 e 2003, além da Copa da Inglaterra em 2004, mesmo parado por cinco meses, devido a uma lesão no joelho. Retornou na temporada 2005/06, após quase dois anos de ausência, tendo assinado um contrato que prevê futuras funções técnicas e de embaixador do clube de Manchester.
Desde a sua estréia na
seleção norueguesa em 1995, contra a Jamaica, Solskjaer participou das fases finais da Copa do Mundo da França de 1998 e na Eurocopa de 2000. Somou 50 competições internacionais e marcou mais de 20 gols pela sua seleção. Inclusive, esteve em campo na partida que os noruegueses consideram a mais brilhante de toda a história de sua seleção: foi contra a seleção brasileira, na primeira fase da Copa do Mundo de 1998, quando venceram de virada por 2 a 1. Após ficar um bom tempo sem ser chamado para a seleção de seu país, Solskjaer foi reconvocado no dia 16 de agosto de 2006, para um amistoso em Oslo, capital da Noruega, justamente contra o Brasil Na partida, que terminou empatada em 1 a 1, ele foi substituído por Iversen no segundo tempo.
Curiosidades:
Solskjaer praticou luta livre, e seu pai foi campeão norueguês em luta greco-romana entre os anos de 1966 e 1971. Por ter utilizado a camisa 20 durante os 11 anos em que atuou pelo Manchester United, Solskajer recebeu a apelido de "20Legend", que mistura o número da camisa com o seu primeiro nome (Ole), mais a palavra "Legend" (em português, "lenda").
No dia 28 de Agosto de 2007, Ole Gunnar Solskjaer anunciou sua retirada dos gramados, devido às sucessivas contusões que o perseguiram a partir de 2004. Depois do anúncio, vários vídeos começaram a circular pelo
YouTube, com imagens marcantes de gols feitos durante toda a sua carreira, numa demonstração de carinho e respeito que os torcedores do Manchester United tem pelo norueguês, desde sua chegada ao clube.
Hoje, Solskjaer continua no Manchester, dessa vez desempenhando a função de "técnico dos atacantes" do time inglês.
VEJA AO LADO GOLS DO CRAQUE SOLSKJAER

Nenhum comentário: