sexta-feira, 15 de agosto de 2008

vale a pena ler ... Mauro Betting


Grêmio, o campeão do turno

postado por Mauro Beting

- Que segundona, que nada! O Grêmio é um clube que consegue fazer os jogadores mudarem. O Mário Sérgio quando chegou, em 1983, tinha habilidade, muita classe. Mas entendeu rapidamente que tinha de marcar e de correr com o time.
Como o Paulo César Caju, o Oswaldo, o Roger, agora, no início do campeonato... O grande segredo é que o Grêmio é Grêmio sempre. Todo jogador que chega ao clube vira gremista.
Valdyr Espinosa é Grêmio desde 1947. Foi lateral-direito gremista nos anos 60-70, campeão da América e do planeta pelo Imortal Tricolor, em 1983. Ele sabe ser Grêmio. Só nós, reles mortais, que insistimos em desconhecer o “segredo” tão sabido do time gaúcho. E uruguaio. E argentino. E alemão.Até Roger aprendeu. Ele fazia gols, criava lances, e ainda ajudava na marcação! Acredite: é o décimo meia que mais desarmou adversários – dois por jogo. Perde para o ex-gremista Hugo (São Paulo), para o não menos surpreendente Valdivia, e, também, para Tcheco, o terceiro meia que mais recupera bolas no BR-08. O primeiro dos nove que ajudam a melhor defesa do BR- 08. A de Vítor, o melhor goleiro gremista desde...Tcheco ajudou a afinar o ataque e a fazer a sintonia fina dos setores. Tarefa facilitada por volantes que pensam o jogo (William Magrão e Rafael Carioca), atacantes inspirados e que transpiram (Marcel e Perea), alas que mais marcam que apóiam (Paulo César e Anderson Pico), e zagueiros de categoria (Léo), de precisão no passe (Rever) e, vá lá, de superação gremista (Pereira).Mas o Grêmio tem algo mais. Sem a bola, os 11 ficam atrás da linha dela. Pelota aos pés, peleiam e apóiam com precisão cirúrgica. O pancadão é até excessivo – nenhum time faz mais faltas por jogo (mais de 25). Faltas que compensam a baixa média de desarmes – a quinta pior). A posse de bola é pífia (é o quarto time que menos fica com ela aos pés). O passe não é bom (é o time que mais erra passes!). Mas acabou o turno cinco pontos à frente, com o melhor ataque, a melhor defesa, e o melhor desempenho como visitante.Mas jogue tudo no lixo, porque quem joga é o Grêmio. Aquele time que insistimos em não dar a bola devida – e, quando acordamos, quando somos derrotados, quando vemos a volta olímpica no redundante Olímpico, aí então nos lembramos de todos os chavões.Claro que o BR-08 segue aberto. Palmeiras, Cruzeiro, Inter, São Paulo, Botafogo estão vivos, Vitória e Coritiba sonham, o Flamengo ainda pode se recuperar. Mas o duro, para todos que sonham de olhos e times abertos, o duro é abrir o Grêmio.

Nenhum comentário: