terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MAS QUE É ESTE TAL DE MAZEMBE ?????

O Tout Puissant Mazembe (em uma tradução literal "Todo Poderoso Mazembe") ou TP Mazembe anteriormente conhecido como "Englebert" é um clube de futebol da República Democrática do Congo. Manda seus jogos no Estádio Municipal de Lubumbashi, com capacidade para 35.000 espectadores.

O TP Mazembe foi fundado em 1932 por monges beneditinos que dirigiam o Instituto de São Bonifácio Elisabethville (Lubumbashi). Para diversificar as atividades de estudo para aqueles que se dedicavam ao sacerdócio, decidiu criar um time de futebol, chamado a equipe de São Jorge, padroeiro da tropa.

Foi campeão da Copa Africana dos Campeões em 1967 e 1968. Em 2009 conseguiu chegar à final da Liga dos Campeões da CAF, onde disputou o título contra o Heartland da Nigéria. Perdeu o primeiro jogo para os nigerianos por 2 a 1, mas a vitória em casa, no jogo de volta, por 1 a 0, deu o terceiro título africano para a equipe congolesa. O título também lhe garantiu o direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA 2009.

Em 2010 conquistou o bi-campeonato consecutivo da Copa Africana dos Campeões, ao vencer o Espérance ST da Tunísia na final (5 a 0 no jogo de ida e um empate em 1 a 1 na volta), o que lhe garantiu a vaga africana na Mundial de Clubes da FIFA 2010.

No Mundial de Clubes da FIFA 2010 o clube surpreendeu o favorito Pachuca e ganhou por 1 a 0, ficando com o direito de disputar as semi-finais com o Internacional. Em seguida, nas semi-finais, eliminou o todo poderoso Internacional de Porto Alegre, favoritíssimo ao título após bela campanha no campaonato nacional de seu país, onde obteve a honrosa 8a. colocação, pelo placar de 2 a 0, sendo o primeiro time de fora da Europa e América do Sul a disputar a final do Mundial de Clubes. E o Internacional leva o grande título de ter sido o PRIMERO GRANDE FAVORITO QUE NÃO PARTICIPA DA DISPUTA O TÍTULO MUNDIAL. E mais, alguns colorados como dizem que o Grêmio está na pré-libertadores, admitem que o Internacional não se classificou do PRÉ-MUNDIAL. Fiiiica Celso Roth!!!! Falando em Celso Roth, muitos afirmam que ele ganhou a Libertadores porque jogou APENAS QUATRO PARTIDAS. Caso jogasse a competição desde seu início a história teria sido muito mais triste do que está sendo agora para a massa vermelha, ou pensando melhor, evitaria toda esta tristeza que hoje se viu estampada no rosto de cada colorado que vimos passar ao nosso lado após o grande fiasco sul-americano de Abu Dabi.

site do clube: http://www.tpmazembe.com/
fonte: parte wikipidia / parte este editor

Nenhum comentário: