quinta-feira, 7 de maio de 2009

FAIR PLAY

Isto que é FAIR PLAY! uma atitude de reconhecimento o jogador do Ajax rebate bola com intensão de colocá-la para fora mas com muita força e em direção do gol adversário com a bola caprichosamente entrando por cobertura no ângulo. Na saída de bola os jogadores do Ajax nem tentam interceptar a jogada de ataque do time adversário até a feitura do gol de empate. Rara imagem!

O Fair Play está claramente vinculado à ética no meio esportivo e uma das formas para se assimilar de forma prática o ideal do fair play seria utilizando-a como uma espécie de educação para a reciprocidade, ou seja, identificar-se no adversário, observando que ele é uma pessoa tão importante para a prática esportiva quanto si. Podemos afirmar assim que o mais importante que pode existir na realização de alguns esportes, como o nosso futebol de mesa, por exemplo, não é o uso da ficha, nem da regua, nem da bolinha, pois numa prática improvisada todos esses elementos podem ser substituídos. O mais importante para se conseguir o prazer da prática de qualquer esporte é a existência de um adversário, de um oponente, o que implica numa necessidade do outro e num respeito mútuo, alicerce do fair play pois uma vez que, sem o adversário, a prática de qualquer esporte torna-se impossível.

Um comentário:

Marcelo Andaraí disse...

Breno, conheça o meu novo blog http://marceloandarai.wordpress.com.

Nele já está publicado o Samba-enredo que eu compus para o Festival do Império da Zona Norte de Porto Alegre-RS e alguns textos meus.

Também divulgo o seu blog e o do Rafa nos meus links.

Onde fica a Franzen? Que dia vocês jogam lá? Me passa por e-mail estas informações para eu ir fazer uma visita aos amigos.

Marcelo Andaraí

Um abraço e muita felicidade