sábado, 18 de julho de 2009

100 anos dos 10 X 0 !

RELEMBRANDO A PRIMEIRA GOLEADA


O primeiro confronto entre Grêmio e Internacional ocorreu no dia 18 de julho de 1909 , em um domingo, no Estádio da Baixada (que pertencia ao Grêmio).

Para este primeiro Gre-nal, dirigentes do Internacional, clube recém-fundado, reuniram-se com os dirigentes do Grêmio, em junho daquele ano, para convidar o Tricolor para ser o primeiro adversário da história do Colorado. Os representantes do Grêmio aceitaram a proposta, porém com uma condição: seu clube jogaria com o segundo quadro (time reserva). Os dirigentes do Internacional, por sua vez, não aceitaram e exigiram que seu adversário jogasse com o time principal, o que foi aceito pela diretoria gremista.

Às 15 horas e 10 minutos do dia 18 de julho, as duas equipes entraram no campo da Baixada, precedidas pelos respectivos presidentes e pela banda da Brigada Militar. Os jogadores do Grêmio trajavam camisa dividida verticalmente em metade azul e metade branca, com calções pretos. Já os do Internacional vestiam camisa listrada verticalmente em vermelho e branco, com calções brancos. O público presente era estimado em duas mil pessoas.

O árbitro da partida foi Waldemar Bromberg, auxliado por João de Castro e Silva e H. Sommer (juízes de linha), e por Theobaldo Foernges e Theodoro Bugs (juízes de gol). Os juízes de gol ficavam sentados num banquinho ao lado das goleiras, indicando se a bola entrava ou não no gol, pois na época não havia redes nas goleiras.

O pontapé inicial fora dado por Edgar Booth que, aos 10 minutos, marcou o primeiro gol do jogo e da história do clássico. Booth ainda marcou mais quatro gols, sendo o restante dos tentos marcados por Júlio Grünewald (4 gols) e Moreira (1 gol), totalizando o placar em 10 a 0 para o Grêmio, a maior goleada da história dos Gre-nais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo Breno Museu, ainda vives do passado da foto em branco e preto, da máquina de escrever, do lambe lambe etc. Te atualiza meu irmão, vamos relembrar os últimos 7Grenais ou últimos tres anos, como te foste neles. Relembrar o tempo do Geada, L.Carvalho é dose. Tenho-te como uma pessoa inteligente. Um abraço Mário

EDITOR disse...

Grande Mário, apenas reverenciei hoje a data do centenário do nosso GRE-NAL, claro que os 10x0, mesmo tendo sido a 100 anos atrás, no longíncuo passado, ainda retumba com certa mágoa, pelo placar elástico registrado, nos corações de todos os colorados, não importando se foi há 1, 10, 100 ou 1000 anos atrás, pois foi um escore que ficou marcado. Te pergunto, qual o escore da última vitória em GRE-NAL do Inter ou Grêmio em 1957, 1988, 1989, 2001, 2005 ? Ninguém lembra apesar de terem sido importantes também, mas o PRIMEIRO, a GOLEADA, esta está bem entalada na goela de muitos colorados, por ter sido justamente o PRIMEIRO! Bom GRE-NAL á todos neste domingo!

Carlos Kuhn disse...

Prezado Breno!

Parabéns pela reportagem.
Acredita que este fato inesquecível quase que me passa desapercebido...
Obrigado.

Abraços!