domingo, 19 de julho de 2009

DESVENDANDO UM FALSO MITO !

Pois desde que me ví gremista alías e ai cabe salientar, filho de um colorado, meu saudoso pai que deu a mim oportunidade de escolher a equipe para quem eu torceria no futebol, e para tanto até que se submetia, como excelente pai que foi, a me levar além dos jogos do Internacional, em jogos do Grêmio também, e mais, em igual proporção. Mal sabia ele que por trás, meu avô, sogro do meu pai, me soprava no ouvido camuflamande para ser gremista e assim nasceu minha preferência pelo grande tricolor. Meu pai, que nos deixou aos seus 59 anos, sempre achou que minha escolha tivesse sido feita das opções que ele me proporcionou e, não, pela interferência de meu avô materno. Pois voltando ao assunto, desde que comecei a me interessar por futebol, me passavam a idéia de que o Grêmio não queria negros em seu time e que o Internacional era o "time do povo". Mas esta idéia passada a nós anos e anos foi finalmente desmascarada pela ZH deste domingo, na belíssima matéria feita pelo David Coimbra, onde aborda o assunto e diz que na realidade o Grêmio, no ano de 1926, o primeiro clube a colocar um jogador negro em seu elenco, sim, isto mesmo, foi o Grêmio no ano de 1926 que abriu suas portas para Adão Lopes. O Internacional colocou um negro em seu time apenas em 1928 chamado Dirceu Alves. Então, que história é esta que me contavam desde que comecei a me interesar por futebol? De onde veio esta conversa fiada? A reportagem desvenda este mistério também. Até o ano de 1926, nenhuma das equipes da cidade, Grêmio e Inter, aceitavam negros, tanto como jogadores e também como sócios, e eles então, criaram seu próprio campeonato organizado pela "Liga da Canela Preta". Como o Grêmio se destacava por demais no cenário futebolistico da cidade, o Internacional, no início do século 30, começou a se "abastecer" de jogadores da "Liga da Canela Preta" e, foi nesta época, conforme diz a reportagem, acumulou sua vantagem em GRE-NAIS, pois o Internacional neste período em que abriu suas portas para os jogadores da "Liga dos Canela Preta" venceu 37 dos 57 GRE-NAIS havidos, com 12 empates e 8 vitórias do Grêmio. Assim meus caros leitores, esta balela de que o Grêmio era um time racista não cola mais, pois foi o Grêmio, no ano de 1926 que colocou o primeiro negro em uma equipe de futebol da nossa Porto Alegre. Desvendado mais um FALSO MITO!

Nenhum comentário: