domingo, 12 de julho de 2009

CENA ESPETACULAR !

Neste domingo revi este filme que quem o viu na estréia, 27 anos atrás, sabe do que estou falando, uma obra-prima do cinema BLADE RUNNER que teve a cena considerada uma das mais belas finais já filmadas em todos os tempos. O magistral Rutger Hauer na pele do replicante Roy Batty teve uma interpretação espetacular no final do filme que descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados - replicantes - utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos. Revoltados com seu curto período de vida, eles se rebelam e um a um os replicantes são caçados. Ao longo do filme eles parecem se tornar cada vez mais humanos, enquanto os humanos que os caçam parecem cada vez mais desumanos. Ao fim, é evidente que as questões que afligem os replicantes são as mesmas que afligem os humanos: porquê devo morrer agora? quem é meu criador? qual o meu propósito? No momento climático do filme, o líder dos replicantes Roy decide poupar a vida de Deckard, ao mesmo tempo em que vive seus últimos momentos. Ao morrer, Roy manifesta sua perplexidade diante da morte:
"Eu... eu vi coisas que vocês não acreditariam. Naves de ataque em chamas na órbita de Orion. Eu vi raios-C relampejando no escuro próximo ao Portal de Tannhauser. Todos esses momentos vão se perder no tempo, como lágrimas na chuva... Hora de morrer."
Certamente este filme estadunidense de 1982, do gênero ficção científica, realizado por Ridley Scott, e ilustrando uma visão negra e futurística de Los Angeles em novembro de 2019 é uma obra para ser assistida mais de uma vez e não por acaso se tornou um CULT. Para quem não viu ainda eu recomendo!

Nenhum comentário: