sexta-feira, 6 de maio de 2011

A INVASÃO DO SUBBUTEO NO BRASIL !

Pois há muito tempo ouvi falar nesta modalidade de jogo de futebol em minitura chamado de Subbuteo. Bem diferente de nosso Futebol de Mesa, onde ao invés de botões usam-se miniatura de jogadores e, ao invés da ficha, sua movimentação se dá sob petelecos. Sempre pensei que este jogo não estava com nada, porém, também ficava pensando o porquê se é tão "sem graça" (a meu modo de ver) varios países o praticavam? E ainda por cima, com uma Federação Internacional (FISTF - Federation International Sports Table Football). Nosso esporte de longe  terá uma Federação Internacional. Com isto não me conformo. Alías num jogo de mais de uma dezena de regras será impossível mesmo termos uma entidade internacional representativa de nosso esporte. Teremos que nos conformar mesmo!

Pois fora a América do Sul o subbuteo é praticado 34 (Trinta e Quatro) nações, a saber: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Malta, Holanda, Noruega, Portugal, Escócia, Espanha, Gales, Gibraltar, Mônaco, Argentina, Canadá, Chipre, República Tcheca, Hong Kong, Irlanda, Israel, Malásia, Irlanda do Norte, África do Sul, Singapura, Estados Unidos.

Atualmente, na América do Sul já é praticado na Argentina  e também está iniciando sua introdução no Uruguai, Chile e agora no BRASIL também.  Coisa do amigaço Róbson que iniciou o subbtueo no Vasco da Gama, primeiro clube do Brasil a jogar a modalidade.

Como a CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) não teve, oficialmente, interesse em encampar a modalidade, autorizou a criação de uma nova entidade para a coordenar, a nova modalidade. Assim o Monumental de Caxias e o Bangu que também implantaram a modalidade em seus departamentos e, junto com o Vasco da Gama, criaram a LBS (Liga Brasileira de Subbuteo).


E recentemente a  LBS teve sua filiação aceita na FISTF em 02/03/09 o que significa dizer que, hoje, o Brasil já está legal e oficialmente filiado a entidade internacional e apto a disputar seus Campeonatos Mundiais!

A idéia da LBS são a de já realizar meetings internacionais a partir do ano que vem, além de ter candidatado-se oficialmente a sediar o Campeonato Mundial de 2014!

Para mim ainda é um jogo "estranho", porém, não podemos dizer que algum dia ainda não beberemos desta água.

Acompanhem agora um  pouco da reportagem do subbuteo que saiu no Globo Esporte e faça a sua idéia desta nova modalidade.




2 comentários:

Villanova disse...

Legal a matéria Breno, pena como terminou, como um senhor deste me diz que o jogador de futebol de mesa é um frustrado, por causa do futebol, Jogo futebol todo sábado a mais de 5 anos da minha vida e já tive pelo menos 5 canecos jogando campeonatos em porto alegre e no interior( melhor do que no futebol de mesa).

Portanto gostaria que este senhor não tivesse feito este comentário.

Abraço

Futmesa disse...

Grande Breno: dentro do seu blog eu vi as primeiras imagens que eu assisti de jogos de subbuteo, cavado e sectorball. Gostei mesmo.Obrigado Breno.