quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BRIDGE - THE GAME !

EDUARDO DE BARCELLOS
O Bridge é um jogo de cartas  que é jogado praticamente no mundo todo, e que não envolve nenhum tipo de sorte, mas, sim, muitíssima habilidade, extrema estratégia e uma boa dose memória.  A cada rodada os jogadores jogam com o mesmo baralho de cartas e daí a habilidade de raciocínio é determinante para a vitória.

A história do jogo de cartas conhecido mundialmente como Bridge, pode ser traçada numa evolução de vários jogos de cartas, alguns deles mencionados em 1529 na Inglaterra. O Bridge é atualmente reconhecido como esporte, tal como: Golf, Rugby, Squash, Karate etc., porém não foi ainda admitido como um esporte Olímpico, embora sérios esforços já tenham sido feitos na direção de fazer do Bridge um Esporte Olímpico de Inverno. Sua Olímpiada é particular, a Olimpíada de Bridge onde Eduardo já participou por duas vezes: Seul e Veneza.

EDUARDO DE BARCELLOS em ação
A World Bridge Federation (W.B.F.) foi criada em Agosto de 1958, em Oslo. Em 2000, a organização era já composta por 113 federações nacionais, com um total de 1,5 milhões de filiados. As principais actividades da W.B.F. incluem: a promoção do bridge à escala mundial, a coordenação de revisões periódicas das leis que regem a modalidade e a organização dos campeonatos mundiais.  

Os principais eventos organizados pela W.B.F. são: Olimpíadas de Bridge; Campeonatos do Mundo Open; Bermuda Bowl; Venice Cup; Seniors Bowl e Campeonatos do Mundo de Juniores. Pois eu até tentei que meu cunhado me explicasse o jogo, pois entendia  ter facilidade de aprender e gosto por demais de jogos de baralho. Eu jogo Poker, Canastra, Paciência, Buraco, 7 e 1/2, Pontinho, Pife, Blackjack 21 e inclusive já joguei o Truco. Pois este jogo é barra para se entender, não tenho cabeça para ele, e acabei desistindo de aprender. 


Admiro os que o jogam e admiro meu cunhado que há muito joga Bridge, e seu primeiro vice-brasileiro foi em 1975. Depois seguiram-se nos anos de 1978, 1982, 1986, 1991 e por ai a fora.  Já foi campeão brasileiro individual que lhe rendeu uma linda placa de homenagem do Clube Leopoldina Juvenil, local onde pratica o jogo. Pois presto hoje esta homenagem ao meu cunhado, leitor assíduo deste blog, EDUARDO DE BARCELLOS, vulgo "Elemento" no meio do seu esporte, que também já colocou seu nome no cenário nacional. Forte abraço meu cunhado!

Um comentário:

pedro barcellos disse...

Breninho e "elemento":

Parabéns pelo blog e pelo post.

Quem ganha é o leitor!!!Parabéns e viva o bridge!