segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O TEMPO DA JOGADA É 15 SEGUNDOS !!!!

Pois entro em mais um assunto polêmico de nosso jogo que é o de tempo de duração de um lance. A regra é clara que o jogador tem 15 segundos para efetuar seu lance, lógico que não há um único jogador que vi jogar que não tenha, em algumas oportunidades passado dos 15 segundos para efetuar uma jogada, principalmente as de defesa em que deverá pensar o como se desvencilhar de uma ataque perigoso, e isto me inclui com toda a certeza.

Entendo que devamos aos poucos tomar atitudes, os jogadores e principalmente os árbitros no sentido de tentar acelerar os lances dos técnicos que ultrapassam o limite legal.

Uma sugestão é a de que me deu o amigo Osmar em conversa na semana passada, que na primeira ultrapassagem de tempo será avisado o infrator, já na segunda vez será advertido e na terceira será dada falta técnica em favor do adversário.

Entendo que isto vem de tempos e nunca foi tomada uma única atitude de estancar este "desperdício" de tempo para o adversário, e para o jogo também, pois quanto mais dinâmica a partida, mais interessante ela fica.

Eu vejo da seguinte maneira um fato que observo nos finais de partida. O adversário coloca uma bola bem caprichada no final do jogo e o adversário diz: "Deixa tocar o relógio e depois eu jogo, ah! e tem rebote, não te preocupa!"  Ora bolas, o cara tem 15 segundos para pensar em desfazer o lance agudo ao qual foi submetido, sendo que não tem que deixar nada o relógio tocar para depois fazer sua jogada. Isto eu realmente acho um cúmulo.

Outra coisa que abomino é a seguinte frase do adversário: Coloca o goleiro 
só para ver se bato ou não esta bola! Ora bolas, se pediu então bate, pois não tem que ver nada a maneira que vou colocar o goleiro para depois desfazer-se da jogada e pedir ao gol com outro. Pura sacanagem ao meu ponto de vista e come muito tempo também.  Assim, pediu para arrumar CHUTA!

Coisa que me deixa irado é o cara que passa A TODA JOGADA PAPEL NA MESA antes de fazer sua jogada. Bota desperdício de tempo pois SEMPRE ultrapassa os 15 segundos com certeza.  Como se a mesa a cada jogada ficasse com poeira que poderia prejudicar sua jogada. Ora, é jogo, e como tal deve ser visto.  

Jogada bem feita pelo adversário, o jogador tem 15 segundos para pensar e efetuar sua jogada, não tem desculpa. O cara pensa em 15 segundos o ataque e o defensor de 30 a 50 segundos para pensar como se safar da jogada. EXTREMAMENTE INJUSTO ao atacante, o que pensou a jogada rápida.

MINHAS SUGESTÕES

1) JUIZ: AVISA NA PRIMEIRA, ADVERTE SA SEGUNDA E FALTA TÉCNICA NA TERCEIRA.

2) PEDIU PARA ARRUMAR O GOLEIRO: CHUTA, não pode refugar.

3) JUIZ COM PAPEL LIMPANDO A MESA SEMPRE NO LADO EM QUE NÃO HÁ A JOGADA IMEDIATA. ASSIM A MESA FICA SEMPRE "LIMPA".

4) NÃO PERMITIR ASSIM QUE OS JOGADORES PASSEM PAPEL. SIM É UMA MEDIDA RADICAL, MAS ENTÃO NO MÍNIMO QUE A CONTAGEM DO JUIZ DOS 15 SEGUNDOS SE DE NO ATO DO JOGADOR PEGAR O PAPEL NA MÃO PARA INICIAR A "FAXINA".

RESULTADO

 Creio que se tomarmos estas medidas, aos poucos os próprios jogadores começaram por instinto a jogar mais rápido.

Vamos debater este assunto!!!


Um comentário:

Rodolfo disse...

Brenão,
Meu irmão já colocou o que penso lá no Facebook, mas aqui eu posso acrescentar que tenho me deparado cada vez menos com estas circunstâncias. Acho que isso acontecia com muito mais frequencia no passado, onde éramos "estranhos", uns vindos do RS, outros do RJ, alguns do ES e muitos do Nordeste, notadamente Bahia...(não que estes fizessem mais ou menos isso...só estou citando aleatoriamente)
Hoje em dia, todos sabemos quem são os capazes de artimanhas como estas e a regra está aí para ser cumprida, cabe ao jogador adversário advertir o árbitro dos procedimentos a serem tomados, caso o mesmo (árbitro) não cumpra...portanto, não vejo isso mais como uma grande polêmica, o que falta mesmo é comprometimento dos árbitros com a função que exercem, energia e pró-atividade!!!