terça-feira, 12 de outubro de 2010

HÁ EXATOS 38 ANOS ...


... Foi no dia 13 de Outubro de 1972 um avião de uma companhia aérea do Uruguai, que transportava uma equipa de rugby até o Chile, caiu na quase impenetrável Cordilheira dos Andes.

O avião transportava 45 passageiros, 12 morreram no embate e, poucos dias após a tragédia, 17 dos que sobreviveram à queda morreram de fome e frio. As temperaturas na cordilheira chegavam a 30 graus abaixo de zero e a comida, sobras das guloseimas dos próprios passageiros e restos dos lanches da aeronave, acabou rapidamente.

Os 16 sobreviventes viram-se, então, obrigados a comer a carne dos ex-companheiros mortos, congelados pela neve dos Andes.

Os tripulantes a princípio tinham esperança de serem encontrados, vêem os companheiros morrerem um a um com o passar do tempo. A dificuldade em conseguir água – obtida pela neve derretida – e a decisão de cortar a carne dos mortos para sobreviver.

No cenário branco, permaneceram durante 72 dias à espera do resgate: ninguém podia acreditar que seres humanos resistissem tanto tempo num ambiente tão hostil. Na verdade, o auxílio só chegou às montanhas geladas porque dois homens do grupo conseguiram sair do isolamento e procurar ajuda.

Em 1993 este acidente e a história dos sobreviventes foi passado para o cinema através do filme: “Alive” dirigido por Frank Marshall.



Um comentário:

Blog do Manchester United by Cristiano disse...

Breno,
Realmente esta história do time de rugby é muito triste. Nas minhas andanças profissionais, trabalhei 6 meses no deserto do Atacama, no Chile. Voei duas vezes por sobre a cordilheira. Te digo meu amigo, é uma sensação de grande tensão. Pela existência de vários vales, formados entre as montanhas, e a formação de núvens densas, a sensação de queda está sempre presente. Sem falar nas trepidações. É algo bem turbulento e assustador. Para teres uma idéia, quando o avião pousa os tripulantes gritam, batem palmas, etc... Como se estivessem comemorando a vida!
Abração a ti e aos amigos da Franzen. Boa noite!
Cristiano Gularte
São Leopoldo-RS
Manchester United