terça-feira, 9 de agosto de 2011

O FUTURO DE NOSSO ESPORTE !

Há anos atrás, e bota anos nisto, quando comecei a me interessar pelo futebol de mesa, não havia este leque tão grande de opções de entretenimento que hoje batem á porta de nossos jovens a cada dia. Na época, minha satisfação era jogar botão na mesa da sala lá de casa, sozinho, com meus times. Muitas vezes olhava para aqueles grandes casacos de minha mãe e lá encontrava um ótimo zagueiro, um excelente voltante e assim por diante. O futebol de mesa se fazia presente em muitas casas naquela época.

Pois nossa realidade hoje nos apresenta um quadro não muito animador para nosso esporte no futuro, pois a técnologia conspira contra que os jovens nos dias de hoje pensem em jogar botão. Aqui mesmo em casa, meu filho passa longe dos botões, ao contrário, o computador fica sempre ligado. Hoje também os jovens amadurecem de forma geométrica em comparação com nossa época. Um ano de amadurecimento  deles hoje significam de três a quatro anos em média o nosso daquela época.

Hoje em dia tudo é possível, a tecnologia nos coloca á frente do tempo a cada segundo, tudo muito rápido. Desta forma, o gosto pelo nosso amado esporte a cada ano vêm decaindo em decorrência de outras opções que se apresentam diáriamente. Já pensaram que sem renovação daqui a uns anos todos, sem exceção, que jogam botão poderão jogar o Sênior e depois o Master? É, isto pode acontecer sim. Se não houver atitude por nossa parte, este será nosso destino, aliás, o destino do futebol de mesa será o de ser lembrado algum dia como opção antiga de divertimento dos jovens "daquela época".

Pois esta coluna de hoje é uma homenagem a um grande batalhador pelo ingresso de jovens em disputas de futebol de mesa. Seu nome é ÊNIO RENÊ DURANTE, ou simplesmente Ênio para todos, este abnegado botonista que trabalha incansávelmente no comprometimento de jovens para com nossa causa. Há poucos anos, Ênio vêm treinando e incentivando seus pupilos, levando-os ás competições, e não se importando com os resultados de mesa, mas, sim, pelos resultados de futuro.

Neste último Estadual Júnior ele me confessou que foi as lágrimas quando viu que a grande final seria disputada entre dois de seus discípulos, o Mateus e o Bruno. Um grande prêmio para aquele que sabe que sem algum comprometimento, o futebol de mesa não vai a lugar nenhum. Sei que para muitos há a velha questão de tempo, do não ter tempo, porém, dentro do possível sempre nós podemos doar algumas horas semanais em prol do nosso esporte, em prol a não deixar que ele simplesmente acabe sendo apenas lembrado com um jogo de "antigamente".

Mando daqui um forte abraço ao amigo Ênio e meus parabéns pelo sucesso desta grande empreitada e pela forma como se dedica aos "nossos" garotos, pois eles não são apenas do Ênio ou a AABB, eles são o "nosso" futuro, a certeza de que o futebol de mesa terá um continuação quando por aqui já não mais estivermos. Quem puder, que siga este belo exemplo e faça sua parte, pois o futebol de mesa com certeza agradecerá de coração. Agora, para aqueles que não podem ou não tem interesse em colaborar, que pelo menos respeitem e aplaudam estes que lutam pela nossa causa que se chama Futebol de Mesa!

Ao amigo Ênio, que Deus te conserve sempre assim, com este mesmo pique de garimpar novos adeptos de nosso esporte, e aproveito mais uma vez para reiterar meu agradecimento pela tua grande dedicação e contribuição em prol ao Futebol de Mesa. Parabéns fera!

3 comentários:

AFM Caxias do Sul disse...

Breno,

Realmente tu tem toda a razão na tua coluna, o nosso grande desafio é pleitear novos adeptos e isso não é um trabalho comum.
Temos que enaltecer sempre esse trabalho feito pelo seu Enio.
E como você mesmo falou, que ele continue garimpando em prol do nosso esporte.
Abraço!

Maciel

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Breno,
Por ocasião do XXIX Centro Sul, finalizei minha participação trazendo para o meu lado o querido Pica-Pau da AFM, pedindo que todos tenham em mente que o futuro dependerá da atenção que dermos a eles AGORA. Disse que quando todos os que jogaram o torneio eram iguai a ele quando iniciamos o movimento. Por isso, louvo o trabalho do Ênio, pois são muito poucos os que se dedicam a formar os nossos sucessores. Foste muito feliz nessa matéria, que aliás, é marca registrada de seu blog.
Parabéns ao Ênio e a você.
Adauto Celso Sambaquy

Blog do Manchester United by Cristiano disse...

Grande Breno,
Parabéns pela matéria publicada. O Ênio é um incansável incentivador destes meninos. Acompanhei o início de seu trabalho na AFM Caxias do Sul. Vejo que é um exemplo a ser seguido. Muitas vezes tirou recursos do próprio bolso para promover o divertimento desta garotada. Parabéns Ênio Durant, que teu exemplo empolgue as demais associações de nosso estado e possamos, num futuro próximo, revigorar este nosso querido esporte, mantendo os nossos antigos e queridos mestres e cultivando muitos novos talentos.
Abração e fique com Deus.
Cristiano Gularte
Manchester United
São Leopoldo - RS