sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FLAUTA !

E a flauta correu solta nesta 6a. feira após o desastre da Arena, aliás, com razão, pois é a flauta que move nossos corações torcedores e a maior alegria, lógico, após uma grande conquista de nosso clube, é ver o outro na pior. Porém, noto que as flautas coloradas não vêm apenas do momento do jogo, vêm pelo que se vê de dentro do coração ferido por anos de ver o co-irmão tricolor já ganhando o mundo muito cedo, lá pelos anos 80, mais precisamente em 83. Libertadores, mundial, e em 95 mais uma libertadores e mais uma ida á Tóquio para mais uma final de mundial. Aliás, o Grêmio sempre foi finalista desta competições mundiais, porém irão dizer, mas era o Hamburgo e o Ajax, não sabendo estes que estas duas equipes eram as melhores da europa em suas épocas. Entre os anos 80 e 90 o Grêmio jogava a Supercopa da América, competição destinada apenas aos vencedores de Livertadores, e o Grêmio já tinha desde 1983 esta condição de participar. Por isto que sinto um tanto anormais as flautas coloradas, pois elas parecem além de tudo, um grande extravazo de um passado de muita tristeza, pois durante 23 anos, isto mesmo, 23 anos, desde o primeirto título mundial do Grêmio, os colorados estavam escondidos e remoendo um medo pela incerteza de nunca poder chegar onde o co-irmão tricolor já estava fazia muito e muito tempo. Pois somente em 2006 este nó na garganta foi desfeito e o sufoco de 23 anos saiu como uma golfada de ar que lhes entrou mais uma vez nos pulmões, e esta alegria foi muito curta, uma alegria apenas de quatro anos, enterrada mais uma vez que foi por uma ilustre equipe desconhecida por nós de nome Mazembe, que colocou a faixa no colorado de ter sido a única equipe sulamericana a não ter disputado uma final de mundial, título este que será difícil alguém superar. Mais uma faixa para este que é o tão falado Campeão de "tudo". Este é apenas meu sentimento. Um ótimo sábado para todos, gremistas e colorados, que felizmente tem um ao outro para tocar flauta e só por isto, por esta eterna flauta que os dois chegaram um dia ao topo da competição mundial. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Breno, brilhante a tua narrativa sobre a rivalidade grenal tolerável e educada. Só brinco contigo e com amigos gremistas que não são ferozes. Mas tambem poderias destacar que o último grande título conquistado desse memorável grêmio foi sem dúvida alguma a "BATALHA DOS AFLITOS", ou estou enganado?
Ouví ontem numa rádio local que o próximo "FREIO DE OURO" já teria um novo local para ser realizado em agosto.
Um abraço.
Mário

Andre Marques disse...

Amigo Breno! Tenho certeza que foi simples esquecimento pelo trauma de quinta-feira, contra o "RIDOPATO", teres esquecido de citar as 2 mais importantes conquistas do time da azenha-humaitá, ou seja, as 2 grandes quedas para segundona com uma subida por canetaço e outra pela brilhante batalha dos aflitos, que me parece ser mais um ineditismo no curriculum do futebol brasileiro que vocês detém e que nós nunca vamos alcançar. Abração

Anônimo disse...

Já que estamos falando do passado, vamos lembrar que o co-irmão selvou apenas 100 anos para conquistar o seu primeiro título internacional. Acostumados que estavam a "sofrer" com as glórias do seu maior rival, logo ali no bairro da Azenha. Temos que reconhecer que depois de completar 100 anos o co-irmão conseguiu todos os títulos que até então não tinha conseguido. Resta saber agora e o futuro em breve irá nos revelar se estamos ou não inaugurando um novo século de vitórias GREMISTAS. Certamente os Colorados querem esquecer que só começaram a disputar títulos NACIONAIS, pela benevolência do seu co-irmão grêmio, pois o estádio do eucalipitos não comportava jogos do Campeonato Nacional de então "Roberto Gomes Pedrosa" que por dois anos o Grêmio emprestou o Olímpico para o Colorado poder participar. Acho que os Colorados deveriam respeitar um pouco mais a mão que os ajudou no passado!
SONI XAVIER