terça-feira, 10 de setembro de 2013

"O REBOTE DA TRAVE E GOLEIRO"

Pois voltando ao nosso esporte predileto, coloco minha opinião sobre um lance em nosso futebol de mesa, que, na minha opinião, entendo que não é justo para com quem o tem contra sim. O famoso "rebote" do goleiro, trave ou travessão, após um disparo ao gol. Lógico que tenha que haver tido o pedido ao gol, senão seria lance comum. Sei que não sou só eu que compartilho esta opinião, e nisto eu compactuo com a regra gaúcha onde após tal rebote, o adversário tem direito a um lance, porém, sem o direito de pedir chute ao gol. Como o futebol de mesa tenta cada vez mais se aprimorar com mudanças de regras, esta situação creio que possa ser pensada num futuro. Lógico que o gol é o objetivo do jogo, disto ninguém tem dúvidas, agora, chutar ao gol após um rebote de um chute levado ao seu gol, ou seja o adversário prepara toda a jogada e um segundo depois tem um disparo contra si? Eu particularmente não compactuo com esta situação. Muitos irão dizer, mas azar do cara que não fez o gol, mas daí eu rebato dizendo que se todo o material fosse igual, a bolinha por exemplo, poderíamos ter uma maior precisão nos chutes, agora, a cada campeonato é uma bolinha, uma circunferência e um peso diferente de bola. Nesta situação já está de longe afastada a habilidade de treino, é rezar para ela entrar. Então fica minha opinião sobre este lance que considero "anormal" dentro de uma realidade de futebol. Ah, lógico que já fiz muitos gols e também levei muitos gols nesta situação, mas, esta é minha posição sobre este delicado assunto.

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK


  • Fernando Miranda Amigo Breno Kreuzner, concordo que é péssimo perder um jogo após lutar por uma oportunidade, chutar no goleiro e a danada voltar no pé do adversário... Mas, esse ingrediente (o acaso) é o que faz o futmesa ser tão versátil, controverso e viciante... Nem sempre o mais habilidoso ganha!!!
  • Claribenor De Oliveira Freitas Concordo plenamente com o Breno. Acho que o lance foge completamente a filosofia de nossa regra. O dispositivo da regra gaúcha solucionaria plenamente a questão.
  • Breno Kreuzner Vejo que é interessante o debate, ver as opiniões que são diversas. Importante é que todos deixem sua opinião para que no final se chegar a um consenso e quem sabe a questão ser debatida no próximo brasileiro em Caiobá.
  • Luis Eugenio Passos Guardando as proporções, esse lance também ocorre no futebol.....apesar de ser o lance mais cruel do futmesa, não vejo motivo para ser mudado. ....mas acho valida qualquer discussão que busque melhora no jogo.
  • Paulo Zilberknop Aprendi já faz um bom tempo com dois botonistas que sabem tudo de futebol de mesa, José Bernardo Figueira e Roberto Dartanhã, um pensamento que continua atual e que resume bem essa situação: " Não quer que ela(a bola) volte, bote pra dentro". Gabriel Melo, um grande abraço em seu avô.
  • Tiago Feliz O nome disso é contra ataque!! Faz parte do jogo e mantém a tensão no chutador!! O cara chuta tenso porque sabe que se não fizer pode tomar!!
  • Leonardo Ferreira Daqui a pouco o pessoal não vai mais chutar a gol com medo que a bola volte!
  • Breno Kreuzner Grande Tiago, este lance é tudo, menos "contra ataque" ...kkkkk
  • Breno Kreuzner Leonardo, muitos já NÃO CHUTAM no final da partida com este medo sim. Quantas vezes não vemos um chutador "abortar" o chute no final, justamente por este fato? O que está ocorrendo é que por causa desta possibilidade do tal de "rebote", muitos deixam de executar o disparo ao gol, o princípio básico do jogo. Pensa nisto!
  • Tiago Feliz O goleiro faz parte do time Breno!! Se bate nele e volta é contra ataque sim!! rsrs
  • Carlos Alberto Kuhn Sempre considerei uma grande injustiça ao criador da jogada... respeitando toda opinião ao contrário, está aí uma mudança que concordaria plenamente.
  • George Taylor Isso ainda não faz parte da minha realidade, de cada 10 chutes 12 nem passam perto do gol...mais eu chego lá!!!
  • Leonardo Ferreira Teu pensamento tem lógica Breno Kreuzner. Acontece que o goleiro faz parte do jogo, portanto o lance na minha opinião sempre será valido. Se o chutador abortar o chute o problema é dele. O jogo do cavado por si só já é retrancado. Eu não concordo com esse tópico e muito menos com uma mudança na regra que estão propondo......se a colocares a bola do teu campo de defesa para a lateral do campo de ataque será técnica!!!! Que isso, querem travar mais o jogo do que já é! Liso é liso e cavado é cavado. O pessoal que joga em busca do gol tenta essa jogada para cavar e fechar jogadas.....como diz meu amigo Ronir Oliveira o famoso "PP". Ainda acho que as regras "cavado" e "liso" deveriam ser independentes. Valeu Breno!
  • Breno Kreuzner Não vamos longe com um exemplo. Final da Copa do Brasil em Caxias. Gabriel fez 3 jogadas de ponta maravilhosas. A que voltou do goleiro lhe rendeu o primeiros dos dois gols que levou. Lógico que méritos do Vinhas que aproveitou, mas o lance foi ingrato com quem criou a jogada. Este é apenas um de milhares de exemplos.
  • Leonardo Ferreira Claro. Temos vários exemplos no futebol de mesa. Mas acho que isso é que ainda torna o jogo de CAVADO emocionante!
  • Tiago Feliz Gabriel Melo precisa chutar melhor!! rsrs
  • Antonio Fabio Lustosa Com a devida permissão , faço minhas , as palavras de Paulo Zilberknop.
  • Marcus Alcântara Também endosso as palavras do Paulo Zilberknop. Bota lá dentro que ela não volta!!!
  • Weber Jose Gomes Leonardo as regras do liso e cavado já estão independente desde do último brasileiro, foi decidido isto em assembléia .
  • Weber Jose Gomes o cara treina para caramba o goleiro dele para ter uma boa reposição e isso não vai valer de nada mais . Deixar o adversário chutar para fazer o gol no rebote um estilo o PC adora isto rsrsrsrsrsrsrs
  • Marcus Alcântara Eu sempre treino o meu goleiro para tais situações....
  • Weber Jose Gomes Breno lembrando que teremos conversa sobre regra no Brasileiro em caiobá, Temos até o dia 10/09 para as federações solicitarem mudança na regra que serão debatidas na assembléia, já temos varias solicitações, essa ainda não.
  • Weber Jose Gomes e provavelmente a próxima mudança de regra só daqui a 5 anos, que é o prazo mínimo que CBFM da para novo debate sobre regra
  • Luis Eugenio Passos Ficou boa a discussão. ...a próxima sera acrescer o tempo de jogo para 30x30 min, para combater quem passa de 15 seg
  • Edson Rodrigues Breno Kreuzner lembro que embora injusto não se pode criar regras que diminuam a chance de fazer o gol, o grande momento do futebol e do futebol de mesa, então porque não aumentam o gol ou diminui o goleiro, tem que acontecer mais gols e não menos.
  • Weber Jose Gomes eugenio o juiz tem o dever de acrescentar todo o tempo gasto a a mais pelos técnico, é isso que tem que ser cobrado a mais dedicação dos atletas a arbitragem.
  • Tiago Feliz Olha aí Walter Walsh Monteiro!! Querem acabar com a carreira de Fábio!! rsrs
  • Pedro Néto O negócio é ter competência na hora do chute.
  • Breno Kreuzner a "competência" de chutar ao gol vem envolta de DIVERSAS VARIÁVEIS, como a bolinha que a cada campeonato é uma nova. Então, este argumento de "competência" não é bem assim não". Pense nisto!
  • Breno Kreuzner Oi Edson, como dissestes o gol é a essência de nosso esporte, e hoje, todos "não chutam" quando estão ganhando ou o resultado lhe é favorável, com a possibilidade do "rebote". Isto está errado. Agora, se o chute voltar e o adversário não puder chutar, mas sim fazer uma aproximação, um bloqueio no adversário para após efetuar o chute, ai sim, creio que haverá mais chutes ao gol sim. Muito interessante esta discussão, inclusive poderia haver um teste numa competição para ver seu funcionamento.
  • Luis Eugenio Passos Breno Kreuzner, segurar o resultado também faz parte do futebol, o imponderável torna o esporte mágico, entendo sua proposta, é justa, mas tira a incerteza do resultado
  • Leonardo Ferreira Weber Jose Gomes até onde eu sei isso foi comentado em assembléia, mas nada foi aprovado. Grande abraço
  • Pedro Néto Teve a chance para guardar, errou, a bola voltou, o adversário faz, este teve sim competência. Coisa que no futebol de campo acontece o adversário o tempo todo chutando a gol e não faz, quando derrepente o outro time em uma chance de contra-ataque fecha o jogo em 1x0. Paulo Zilberknop, correto. Porém todo debate é válido, para uma melhor decisão.
  • Ansellmo Ribeiro O combate aos 15s vejo como algo prioritário a ser cumprido. Algo tem que ser feito. Concordo plenamente com Luis Eugenio Passos.
  • Breno Kreuzner Oi Weber, esta matéria que levantei hoje é apenas para sentir a opinião dos demais botonistas sobre o assunto. Não foi discutido assunto com ninguém, agora apenas que levantei esta questão no blog, que sei que é um lance que incomoda á muitos então resolvi abordá-lo. Eu tenho minha posição, assim como vejo pelas opiniões que não há unanimidade. Entendo que devamos priorizar nosso jogo para que o mínimo da chamada "sorte" o influencie. Deve vencer o de maior habilidade. Agora, o acertar o gol tem, como já falei, diversas variáveis que fogem ao alcance do chutador, inclusive a bola como me referi anteriormente. O debate é bastante sadio para vermos se estamos no caminho certo. Que se continuem apresentando as opiniões!
  • Ricardo Gothe Goleiro e trave são componentes do jogo, não podem ser extintos e nem os efeitos de suas presenças. Se eu chutar e a bola bater num defensor que estava sobre a linha da pequena área e assim ela retornar ao meu campo, o adversário poderá chutar ? Sim. Como o goleiro é componente de um time, o mesmo vale para ele. Aliás a proposição sendo testada de não mais movimentação do goleiro guarda a mesma lógica, como faz parte do time, sua movimentação é uma jogada. Muito mais injusto é numa cavada, no repique a bola bater contra a mão ou outra parte do corpo sobre a mesa, gerando infração, um corpo a princípio estranho ao jogo. No entanto como implica na interrupção da trajetória da bola influenciando na jogada seguinte, não há outra solução que não seja a definição por infração. Na não perfeição do jogo está seu tempero, sem dúvida.
  • Normando Campos AMIGOS O IMPONDERÁVEL FAZ PARTE DO JOGO E GOLEIRO E TRAVE SÃO ELEMENTOS DESTE JOGO, NÃO ADMITIR O REBOTE É QUERER ESCONDER QUE TAMBÉM SE ERRA LANCE DE GOL, QUE NÃO EXISTE O ACASO EM NOSSO JOGO, CLARO QUE EXISTE E CLARO QUE DEVE-SE PERMANECER, SEM ESTES LANCES O JOGO PERDE MUITO EM EMOÇÃO, A DÚVIDA É ELEMENTO ESSENCIAL AO JOGO, "CHUTO FORTE OU DEVAGAR?" "TIRO OU DEIXO MEU GOLEIRO NO LUGAR NA HORA DO CHUTE E SE NA VOLTA PEGAR NELE"? "CORTO MUITO OU POUCO PARA A BOLA NÃO VOLTAR PRO MEU CAMPO?" "CHUTO DEVAGAR PRA BOLA NÃO VOLTAR OU ARRISCO COM MAIS FORÇA?", SEM ESTE TIPO DE DÚVIDA A EMOÇÃO DIMINUI E SÓ AJUDA QUEM NÃO ARRISCA.
  • Lísias Ferreira Esse lance é uma forma de contra-ataque.
    Tirar o contra ataque de um jogo...se perde a emoção
  • Rodolfo Feliz Martins Muitos comentários de acordo com o que penso, Luis Eugenio Passos, Ricardo Gothe, Tiago Feliz, Pedro Néto, Weber Jose Gomes, Marcus Alcantara, Lísias Ferreira, Normando Campos...etc...
    Em resumo, penso no futmesa como o futebol, todos buscam o gol, mas ele não pode se tornar algo banal, como em outras regras brasileiras onde os jogos terminam sempre com placares elásticos. Nem pode se tornar algo raro, por isso, pelo imponderável, pelo inesperado é que todos nós nos apaixonamos....e tem mais, este lance por mais que seja marcante ou determinante para muitos jogos, não é tão comum, pelo menos na minha vivência no esporte, portanto entendo que hoje em dia menos mudanças na regra é mais valorização para o esporte.
  • Maurício Rodrigues Ferreira Concordo com o CHEFE.... Bola na rede e fim de papo!!!
    Agora sobre as mudanças que foram propostas em Floripa, só concordo com uma:
    NÃO PODER MAIS DEITAR O GOLEIRO!!!
    As outras mudanças propostas no meu modo de ver não precisam serem aprovadas... assim espero!!!
    Forte abraço Breno Wood!!!
  • Breno Kreuzner Fazendo uma analogia então com o futebol como acima muitos se referiram eu pergunto: Porque o goleiro não pode mais se "atirar no chão" para defender????? Só pode defender de pé? Não vejo coerência então em aprovar tal regramento.
  • Breno Kreuzner É amigo Rodolfo, é pelo "imponderável" e pelo "inesperado" que nos apaixonamos. Então no caso de "trancar" seu botão na hora do passe e sobrar a bola direto para teu gol, tu vais TE APAIXONAR????? Podemos te "executar? Fazer um gol "apaixonante" kkkkkkk Não é bem assim meu querido amigo!
  • Maurício Rodrigues Ferreira O argumento no meu modo de ver é que no chute de cavador terás mais ângulo para o chute e assim proporcionará mais gols!!!
  • Maurício Rodrigues Ferreira Nem tudo tens que fazer analogia com o futebol, lógico que isso é o que penso!!!
  • Breno Kreuzner Entendo mas me permito discordar. Tenho que ter toda possibilidade de defesa, igual ao futebol. abração!
  • Ricardo Gothe A título de colaboração cabe mais uma pergunta. O chute a gol é executado, a boa bate na trave ou no goleiro e no REBOTE pega em outro botão (e aqui não importa se de quem chutou o de quem defendeu) e entra no gol. O gol deveria ser válido ? Não seria injusto que quem não acertou o gol ainda assim pelo REBOTE o faça ? A questão é tão complexa que a não intervenção da regra em qualquer tipo de rebote, se mostra o mais indicado e simples e porque não dizer, sábio.
  • Paulo Zilberknop Qualquer mudança na regra tem que respeitar o espírito da regra como um todo, ficar inventando coisas por achar que melhoram o jogo sem prestar atenção no todo ou no conjunto da Regra implica em invenções arbitrárias, sugeridas ao bel prazer de quem propõe, por exemplo, não poder "deitar" o goleiro é a mesma coisa que, por exemplo, dizer que os botonistas antes de iniciar o jogo terão que declarar que um botão qualquer não poderá nunca ser "arrumado", só poderá ser utilizado da posição em que se encontrar.
  • Paulo Zilberknop Não esqueçam que por definição da própria Regra , goleiro também é jpgador.
  • Leonardo Ferreira O Chefe é o The Best.
  • Breno Kreuzner Gothe, creio que não entendestes a proposta apresentada: Explico: Quanto da execução do chute, a bola pode bater em quantos forem os botões no campo de ataque e entrar que é gol. A discussão é que NUM CHUTE A GOL o executante ter contra si, após "rebote" no goleiro e poste, um ARREMESSO CONTRA IMEDIATO. O adversário teria de efetuar um lance antes, qualquer lance, de aproximação, de cobertura sobre o adversário ou qualquer outra jogada antes de ter para si o direito do chute. Só isto!
  • Rodolfo Feliz Martins Breno Kreuzner a minha incompreensão do linguajar utilizado me impede de comentar seu argumento.
  • Ricardo Gothe Eu escrevi no exemplo que após o rebote a bola bate em outro botão e entra, é rebote igual. Se há invalidações para a consequência de um rebote, por que não outras ? Não falei em desviar em botão e entrar na trajetória do chute.
  • Marcelo Cepel Conceição Ah, deixa o rebote quietinho!!!
  • Breno Kreuzner Estão desviando o foco da matéria! Foco é: CHUTA, VOLTA, E LEvA O CHUTE DE IMEDIATO. simples.
  • Paulo Zilberknop Rebote simples, direto, batendo no goleiro, na trave e mais um ou dois botões, rebote estilo fliperama, não interessa a definição que for dada para o REBOTE, mexer nessa definição continuará sendo uma invenção .
  • Gabriel Melo a titulo de curiosidade, no brasileiro de recife tirei Marcelo Vinhas com um gol de rebote... depois ele devolveu!!! Cada um foi mais competente uma vez!!!!
  • Luis Rodalles Breno, entendo que o futebol de mesa, assim como qualquer esporte, sempre será privilegiado a técnica e a regra entre outras deteminações pune a incompetência, seja com dois lances, tiro direto, falta técnica, etc. No caso de rebote, nada mais é que inabilidade de quem chuta. Não podemos querer nivelar o futmesa por baixo. Não quer dar rebote, tem várias opções: Faz o gol, chuta fraco para mal cruzar a linha ou não chuta.
  • Ricardo Gothe Fecho com o relator Zilber.
  • Marcelo Vinhas Sou da ala conservadora. Penso que uma das piores coisas que se pode fazer com um esporte é ficar mudando a regra!
  • Marcelo Cepel Conceição Em nosso esporte, e no cavado em especial, o que deve ser mudado é a atitude em se jogar, claro há quem diga que sou louco, mas é só isso. Se eu estivesse errado não haveria essa "rebelião pró-liso". E melhor, se todos que iniciaram no cavado, tivessem tido a oportunidade de ter iniciado no liso, suas intenções, suas perspectivas de jogo, no cavado, seriam outras...
  • Rodolfo Feliz Martins Se eu entendi bem, Marcelo Cepel Conceição falou tudo que penso...a mentalidade está errada, mas estou tão distante do cavado que me sinto pisando em ovos ao me expressar sobre estes assuntos. No liso além do jogar e deixar jogar (na maioria dos casos), vejo o fair play como diferencial positivo.
  • Marcelo Cepel Conceição Rodolfo Feliz Martins,à atitude a que me refiro no comentário acima, é ligada à forma em se jogar o cavado, ou seja, ofensivo, agressivo..., não pela falta de fair play, até mesmo, acho, que hoje em dia, nos cavados, a cordialidade impera na maioria das ocasiões, bem diferente do que ocorria, eh eh eh, era coisa de faca na bota, eh eh eh, pelo menos aqui no sul.
  • Luis Eugenio Passos Devagarinho vamos chegar nos 15seg
  • Breno Kreuzner Grande Vinhas, me permito discordar, pois o jogo de hoje foi alterado em vários fatores desde 1979 quando iniciei na regra brasileira que melhoraram sim a dinâmica do jogo. A questão que hoje me permiti lançar no blog se dá pelo fato de há muito eu ter observado em comentários de final de jogo ou em outras conversas quando se chuta e na volta leva-se o gol um certo desânimo e frustração. Todos nós já passamos pelos duas situações com certeza. Ou seja, jogou-se bem e num tipo de lance como este levou-se o gol da derrota, um lance onde o adversário pouco fez de mérito para o arremate. Queria ver daí o posicionamento da maioria, o que está hoje acontecendo. forte abraço!
  • Marcelo Vinhas Brenão, concordo que já existiram mudanças benéficas e outras nem tanto. É preciso avaliar, mas minha posição tende a ser conservadora. Penso que a melhor coisa que a FIFA faz pelo futebol, por exemplo, é manter a regra inalterada, favorecendo a crescente popularidade do esporte.
  • Rodolfo Feliz Martins Breno Kreuzner entendi seu comentário e também o do Marcelo Vinhas, o fato é que a regra atingiu um grau de maturidade e essa mudança sugerida por você alteraria a mesma de forma "agressiva".
    Proponho que você faça uma enquete no grupo, daí poderíamos medir, dentro de um tempo de 2 semanas talvez o sentimento da maioria que aqui se manifesta. Mas já vejo que o grupo daqueles que não querem a mudança é grande. Fica a dica pro amigo, grande abraço!!!
  • Marcelo Vinhas "A regra atingiu um grau de maturidade". Penso da mesma forma, Rodolfo Feliz Martins.
  • Jose Vitor Melo Perroni Gostaria também de dar minha opinião, dentro deste grupo seleto e de grandes mestres botonistas. Penso, que, s.m.j., quanto menos mudanças na regra melhor. A regra não deve ser uma colcha de retalhos, devemos nos adequar sempre aquilo que está escrito,...Ver mais
  • Paulo Jose Freire Machado Sorte ou Azar ?? Faz parte do jogo.
    Quem não quiser se arriscar melhore a pontaria ou jogue com botões de grau alto, de 12 graus já dificulta rebote, acima de 12 a hipótese é quase nula .....
    Fico "puto" quando acontece mas faz parte do jogo, pior é quando o adversário não conseguiu fazer nada no jogo e é presenteado com um rebote desse .... rsrs
  • Pedro Néto Comentários desta forma, que cada qual passa sua opinião de maneira democrática, é muito importante para todas modalidades esportivas, como também mostra o grande interesse de muitos por este esporte tão deslumbrante que forma amizades, nos quatro cantos do País.
  • Paulo Jose Freire Machado Sobre os 15 segundos Luis Eugenio Passos penso que é responsabilidade do árbitro, não há o que "mexer" na regra. A jogada é para ser feita em 15 segundos, existe situações em que se ultrapassa este tempo e na MAIORIA do jogo nem se chega perto. É perce...Ver mais
  • Luis Eugenio Passos Concordo Paulo Jose Freire Machado, mas na verdade esse assunto encaminha um bem mais importante, que é jogar sem juiz......um passo muito grande, pois infelizmente Weber Jose Gomes, a grande maioria dos botonistas nao gosta e nem se aplica a marcar bem uma partida.
  • Carlos Alberto de Almeida O debate tá tão bom, que desde que eu estou no Facebook, esse é o assunto que mais foi comentado. Eu só acrescentaria uma coisa na regra que é maravilhosa. Arrumar só no gol, ficaria mais ofensivo e impolgante. Seria adrenalina pura!
  • Paulo Jose Freire Machado Luis Eugenio Passos concordo com você, seria o caso das Federações em conjunto com a CBFM procurar formas de resolver a questão, uma sugestão: Capacitar árbitros em cada estado (possivelmente praticantes do esporte ou não) e custear as arbitragens nos ...Ver mais
  • Luis Rodalles P... Breno Kreuzner, esse rebote rendeu heim, se todos acertarem os arremessos vas tomar uma sacola. kkkkkkkkkkkk
  • Luis Eugenio Passos Desculpe Breno Kreuzner, acabei incluindo outros assuntos na discussão. ...hehehe
  • Breno Kreuzner Que nada amigo, mas na semana que vem farei matéria no blog abordando os 15 segundos, forte abraço!!!!!
  • Paulo Jose Freire Machado Ta vendo Luis Eugenio Passos....aí vc entra falando de "recuo de bola".... rsrs
  • Breno Kreuzner Uma matéria por vez ta Luís Eugênio ...kkkkkkkkk
  • Luis Eugenio Passos Recuar a bola sem mexer no goleiro.....eis o desafio
  • Breno Kreuzner Chutar ao gol fechando o olho esquerdo..kkkkkk
  • Luis Rodalles Quando publicares sobre os 15 segundos, que ninguém cumpre, principalmente no liso vai passar de 100. hehehehe
  • Carlson Cosme da Silva Amigos temos que respeitar a regra. são somente 15s para se realizar uma jogada. VAMOS A LUTA.
  • Aldyr Rosenthal Schlee Pelo respeiro aos 15 segundos! (o que inclui, obviamente, o fim do "papelzinho" antes de qualquer jogada).
  • Ricardo Gothe Essa do papelzinho é o fim da picada, rsrsrs...
  • Pedro Néto kkkkkkkk, realmente Aldyr Rosenthal Schlee tem um tal de papelzinho para limpar o campo antes das jogadas que ultrapassa os 15 s. com certeza.
  • Pedro Néto A solução será em uma partida se marcar em toques, ou seja 100 ao todo, para sim um término de um tempo (25 minutos) considerando a arrumação do goleiro como um toque, estará solucionado este problema.
  • Luis Rodalles Carlson Cosme da Silva, concordo contigo, mas onde é que estamos errando ??? Esse problema ocorre nas fases de grupo imagina quando alguém tem vantagem. É bem verdade que existem muitos que cumprem a regra e alguns são até corretos, mas a cada passada ...Ver mais
  • Tiago Feliz Assim como no futebol a arbitragem sempre será um assunto polemico!! Alguns demoram muito pra jogar, outros jogam numa velocidade que é até difícil acompanhar os lance e encostar os botões. Não sei se chegaremos a alguma conclusão nesse tema!!!
  • Rodolfo Feliz Martins Pois é Tiago Feliz, o assunto surgiu para falarmos do rebote, mudanças foram propostas mas entendo que a regra não deve mudar por conta desse lance e o mesmo vale para os tais 15 segundos para jogar. O papelzinho na mesa nada tem a ver com a demora ou ...Ver mais
  • Luis Eugenio Passos Rodolfo foi muito Feliz....
  • Carlson Cosme da Silva Rodolfo ta de parabens. Mas o Rodalles acertou na mosca. Concordo, que passemos o tempo da jogada para 20 s. otimo, ai meu irmão se vc gasta mais tempo, xau e benção. Falta disciplinar contra ti. e ZEFINI. ZEFINI.
  • Fernando Miranda O juiz teria que jogar com um cronometro tipo do xadrez Carlson Cosme da Silva!
  • Carlson Cosme da Silva Não, eu acho que pelo menos todos sabemos contar de 1 a 20..... mais pratico. O botonista faz menção de demorar, o juiz ja começa a contagem, em 15 ele avisa, depois mais cinco, falta disciplinar.
  • Tiago Feliz Vai ter gente reclamando que jogou dentro dos 20 segundos e o juiz deu falta técnica!! Vai ter polemica do mesmo jeito!!
  • Tiago Feliz A diferença entre um jogador que faz cera e um jogador que usa o tempo máximo para jogar é muito clara!! O juiz tem que se impor!! Poucos nesse esporte querem apitar uma partida!! Todos querem jogar mas apitar todo mundo acha ruim!!
  • Pedro Néto Continuo com a minha opinião, a solução será em uma partida se marcar em toques, ou seja 100 ao todo, para sim um término de um tempo, considerando a arrumação do goleiro como um toque, estará solucionado este problema.
  • Eduardo Caldas ÓTIMA IDÉIA PEDRO!
  • Ansellmo Ribeiro É a mais sensata opinião, foge de qualquer tipo de polêmica, em um tempo de 25 minutos, devem ser jogados 100 toques. Daí sim, estaria sendo obedecidos os 25 minutos referente a cada tempo.
  • Breno Kreuzner tenho um ideia melhor e infalível: Todos os fabricantes de botões irão colocar em seu interior um dispositivo que, se passados 15 segundos o botão NÃO ANDA MAIS. Dai não haverá mais problemas. Não jogou em 15 segundos o BOTÃO TRAVA!
  • Pedro Néto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é melhor deixar de jogar.
  • Breno Kreuzner Quero ver dai se não vão jogar "rapidinho"..kkkk
  • Ricardo Gothe Na verdade jogamos futmesa pela proximidade que tem com a realidade do futebol (a paixão de todos), e o futebol tem todas estas "dificuldades" e polêmicas. Por decreto querer suprimí-las seria "interessante", mas a vida real já mostrou pelo próprio fut...Ver mais
  • Breno Kreuzner A colocação do Gothe se encaixa perfeitamente sob o esporte "futebol" onde há séculos seus "gestores" fizeram de tudo para não alterar um vírgula do seu regramento sob o argumento que o bom do futebol depois é a "conversa de bar", as "discussões de lan...Ver mais
  • José Waner Uma grande parte dos companheiros de mesa me conhecem(...) Eu simplesmente utilizo um cronômetro, ( a Regra sinaliza para utilizar um) - quando se aproxima do tempo derradeiro...pelo menos...em 10s, aviso ao Técnico que esta fazendo a jogada, que lhe r...Ver mais
  • Claribenor De Oliveira Freitas Concordo com os cem toques. Porém com o tempo da jogada limitado a 30 seg. Senão vai haver jogo com 2 hs de duração .
  • Luis Rodalles Não há necessidade de se utilizar cronômetro, temos o tempo visível para todos. Para não mexermos na regra no mínimo se faz necessário uma concientização e compromisso de todos nós para que tenhamos uma postura diferente da atual quando estamos apitando.
  • José Waner Esse é o problema Rodalles!!!! -POSTURA E COMPROMETIMENTO COM O 'VER E FAZER' NA ARBITRAGEM(...) - aêeee acontece...assim; seu juiz viu esse lance? o que foi? em? ihhh me desculpem...não tava prestando atenção(...) PIMBAAAAAAAA!!! -nada mais a a falar(...)
  • Ricardo Gothe Todos os esportes que fizeram ajustes, o fizeram para atender as exigências da transmissão de TV, em sua maioria, para tornar mais atrativo para quem assiste e contemplar os anunciantes. Não me parece que o futmesa responda por isso. O futebol nunca se...Ver mais
  • Pedro Néto O melhor é não mudar nada da regra, deixa como ela está. E pedir a conscientização de todos antes de cada competição sobre os 15 s., e no caso do rebote (pauta do assunto) acho que não deve ser mudado também.
  • Ricardo Gothe Largando o papelzinho que dá a modalidade um ar de curling, alguns bons segundos serão economizados. Ficam fáceis os 15 segundos.
  • Breno Kreuzner Papel uma vez que outra te que vai, mas agora, tem uns que em praticamente TODAS AS JOGADAS da a "limpadinha". Isto não pode acontecer.
  • Luis Rodalles Acho que tem que ter papel sim, se faz necessário para a prática dos velozes, não é proibindo isso que vai fazer o malandro jogar no tempo regulamentar, se isso resolvesse, então vamos proibir o técnico enxugar as mãos, limpar a régua, limpar os botões, etc. Tem que se criar um mecanismo de fazer os "espertos" cumprirem a regra, se cumprir na íntegra, está muito bom.
  • Breno Kreuzner Mas não a cada jogada como se vê por aí!

Um comentário:

Andesilva disse...

concordo com voce Breno. Ja perdi um Campeonato Estadual aqui no ES em 2004 desta forma... acho injusto.
Parabens pelo blog.
abraco!